segunda-feira, 6 de junho de 2011

Regulamento da gincana 2011

Atenção alunos e professores a gincana do CMAJ 2011 ja começou!leiam o regulamento e participem

             
APRESENTAÇÃO

              As gincanas escolares são sempre momentos lúdicos em que é possível exercitar competitividade, espírito de equipe, planejamento e empreendedorismo. É bom lembrar que não há gincana como a nossa, porque não há colégio como o nosso!
             A Escola Municipal Ângelo Jaqueira  apresenta sua 3ª edição da gincana cultural , tendo como tema Os anos 80 Com a Gincana pretende-se promover a integração dos estudantes dos dois turnos do colégio.Toda a comunidade educativa vibra, colabora, torce e participa, direta ou indiretamente, de uma grande festa.

               Regulamento, tarefas, equipes e padrinhos da gincana cultural 2011


A gincana Cultural do CMAJ neste ano trabalhará os ritmos  musicais da década de 80.Participem!!!

 REGULAMENTO GERAL DA GINCANA DO ÂNGELO 2011
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA do Colégio Municipal Ângelo Jaqueira e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção e coordenação da escola. O mesmo será publicado no blog  ( http: cmaj29.blogsport.com e no mural da escola)
1.2 A Gincana 2011 do Ângelo Jaqueira que tem por tema “Gêneros e estilos musicais dos anos 80” será executada nos períodos de junho a setembro de 2011( II e III unidade), ou seja, este ano terão varias atividades antecipadas que contarão como atividades de aulas e projetos e que se somará pontos para gincana, fazendo com que os alunos estejam em espírito de gincana durante as duas unidades.

1.3 A Gincana envolverá os alunos, professores e funcionários dos turnos diurno e noturno, sendo as equipes formadas por turmas dos respectivos turnos, não havendo, entretanto, nenhum tipo ligação avaliativa e competitiva entre esses turnos.

1.4 Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estará sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.

1.5 O Evento será composto em sua totalidade por : Comissão Organizadora (direção e coordenação), Comissão Julgadora (jurados convidados), Orientadores (professores), Equipe de apoio (funcionários de apoio e secretária), Lideres das equipes e as Equipes competidoras.

1.6 É de responsabilidade da Comissão Organizadora a divulgação deste regulamento junto a Equipe de apoio, Comissão Julgadora e aos Orientadores, que por sua vez deverão divulgá-lo aos lideres da sua equipe e demais integrantes da mesma.

1.7 É de responsabilidade dos Orientadores e Lideres das equipes a ampla divulgação das provas, junto aos integrantes da mesma, bem como acessarem diariamente o blog da escola, pois será um canal de comunicação entre Comissão Organizadora e Equipes, seja para comunicados ou tarefas a serem realizadas.

1.8 Em todas as tarefas que envolverem produção textual será observado o bom uso do registro formal da escrita da Língua Portuguesa.

1.9 A sala (ou salas )  que formam  equipe da gincana, mais organizadas, com as melhores notas e cumprimento dos trabalhos e atividades ,  assiduidade  e pontualidade nos horários direcionadas as aulas, obterá 210 pontos ;caso contrário a pontuação será proporcional (70,140 ou 210 pontos de acordo ao numero de salas consideradas boas neste item que faz parte da equipe).
1.10 A equipe que deixar de participar de qualquer atividade por falta de membros , atraso  ou qualquer outro motivo (exceto por motivo de doença ou falecimento) perderá 10pontos.
1.11 Todas as equipes deverão entregar uma cópia do CD/DVD que contenha as músicas/vídeos/outros a serem usados a coordenação do evento. A data da entrega será dia 21-09-2011no turno manhã.

1.10 Eventuais omissões deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.
2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1 As equipes da gincana serão compostas por estudantes do Ensino Fundamental II,regularmente matriculados e freqüente às aulas(alunos faltosos com mais de 30 faltas consecutivas sem nenhuma justificativa não poderá participar), funcionários de apoio e secretária e seus respectivos professores.

2.2 É obrigatória a participação de todos os alunos na Gincana, salvo os casos em que o pai e/ou responsável do aluno, mediante uma justificativa plausível, que estará sujeita a análise e aprovação por parte da Comissão Organizadora, solicitar a não participação do aluno.

2.3 Cada equipe será identificada através de uma cor a ser sorteada no dia 20 de julho, na presença dos Orientadores, devendo com isto procurar meios para identificação de seus integrantes mediante a cor da equipe.

2.4 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela confecção de camisas, caso as equipes queiram fazer.

2.5 Os pais e ou responsáveis, bem como demais pessoas da comunidade em geral só poderão participar quando solicitados para a realização de alguma prova.

2.6 Os Orientadores das equipes terão direito a participação de, no maximo, duas provas.

3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA

A gincana procura atender aos seguintes objetivos:

3.1 OBJETIVO GERAL:

Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade.

• Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente.

• Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;

• Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.

• Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito.

• Exercitar o espírito de liderança e motivação.

4. DAS DIMENSÕES E DAS TAREFAS DA GINCANA

A Gincana do Colégio Municipal Ângelo Jaqueira abrange quatro dimensões:

4.1 Aprender a transcender.

4.2 Cuidar da vida do planeta, começando pelo lugar onde vivo: você também é responsável.

4.3 Solidariedade.

4.4 Espírito competitivo.

4.5 As tarefas da gincana terão duas modalidades:tarefas antecipadas e tarefas para culminância no dia 23 e 24 de setembro, as duas modalidades somarão pontos para classificação final.
5. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

A gincana será executada nos dias  23 e 24 de setembro de 2011 no colégio Municipal Ângelo Jaqueira.

6. DA PONTUAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

A Comissão Organizadora da gincana não se contentará com o simples cumprimento das tarefas, mas também avaliará a qualidade e o esforço dispensados para sua realização, com simplicidade, respeito e criatividade. Para que se leve em conta essas condições, em algumas tarefas não serão atribuídos pontos fixos, mas sim um máximo que pode ou não ser atingido, de acordo com a forma que a equipe trabalhou. A partir da II unidade algumas atividades serão tarefas direcionadas a gincana e a equipe somará ponto na classificação final.Assim, cada prova será pontuada da seguinte forma:

Tarefa cumprida: valor a definir por tarefa .

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Pontuação extra para a equipe que se destacar na realização da tarefa.

6.1 Caso a Comissão Julgadora entenda que uma equipe fugiu do objetivo proposto na apresentação de alguma prova, esta equipe será eliminada da mesma.

6.2 As parciais poderão ser divulgadas pela Comissão Organizadora ao final de cada dia.

6.3 Em caso de empate será realizada uma tarefa extra para decidir a equipe campeã.

6.4 Qualquer recurso (reclamação ou sugestão) junto à Comissão Organização só poderá ser encaminhando pelos Orientadores das equipes.

6.5 A proclamação do resultado final será feita no dia do encerramento da gincana, 24 de setembro, após a apuração da pontuação de cada equipe.
7. DA EXECUÇÃO,DIVULGAÇÃO  E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS

7.1 Quando algum Orientador, pais ou pessoas da comunidade for o responsável para o cumprimento de uma tarefa (no caso dos dois últimos, somente se a tarefa solicitar), um Orientador da equipe deve confirmar junto à Comissão Organizadora a inscrição dessa(s) pessoa(s) para a respectiva tarefa.

7.2 O acompanhamento da execução das tarefas-surpresa, relâmpago e suplementares, bem como a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará sob responsabilidade da Comissão Organizadora.

7.3. O professor só poderá  participar diretamente da tarefa em  que for solicitado, isto deverá estar claro na definição das tarefas, caso contrario , só os alunos poderão participar da tarefa.
7.4 As provas antecipadas serão divulgadas somente a partir do dia 07/06/2011 e as provas planejadas para os dias 23 e 24 de setembro(fechamento da gincana)no dia 13 de julho do corrente ano.As provas surpresas será de conhecimento do aluno nos dias 23 e 24 respectivamente.


8. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

8.1 As Equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior números de pontos nas tarefas solicitadas durante o decorrer da II e III unidade e na execução de tarefas especificas dos dias 23 e 24 de setembro, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares.

8.2 Primeiro lugar: a definir com a direção da escola.

8.3 Segundo lugar: a definir com a direção da escola.

8.4 Terceiro lugar: a definir com a direção da escola.

9. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

9.1 Compõem a Comissão Organizadora: Srª. Sueli Gonçalves, Srª. Eliene Salles, Srª. Denise Queiroz, Srª. Carine Bizerra,Srª. Carmelita Borges e Srª. Nilzete Cardoso.

9.2 São atribuições da Comissão Organizadora:

• Preparar o Regulamento;

• Preparar as tarefas (normais, surpresa, relâmpago, suplementares e especiais) da gincana.

• Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola.

• Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.

• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.

• Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes.

• Sortear assuntos das tarefas que exijam esse tratamento.

• Selecionar a equipe de jurados, que deverá ser formada por cinco integrantes.

• Divulgar o resultado final da Gincana.
10. COMISSÃO JULGADORA

Por motivos de segurança os nomes dos integrantes desta comissão só serão divulgados no dia das apresentações das provas.
A mesa julgadora será formada por membros que necessariamente não compõem o quadro da Escola. Os membros da mesa só serão conhecidos no dia da Gincana.


10.1 São atribuições da Comissão Julgadora:


Determinar a pontuação a ser retirada da equipe que cometer qualquer infração no regulamento durante o período de atividades direcionadas a gincana:

• Avaliar toda atividade desenvolvida pelas equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor pré estabelecido para cada atividade.

11. ORIENTADORES

Os orientadores serão os professores dos alunos, divididos por equipes.

11.1 São atribuições dos orientadores:

• Orientar as equipes em qualquer aspecto referente a gincana.

• Desempenhar o papel de mediador entre sua equipe e qualquer uma das comissões da gincana e com o orientador de outra equipe.

• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.

• Estar à disposição da equipe nos horários em que estiver na unidade escolar no período em que se encontrar fora de sala de aula para auxiliá-la no cumprimento das tarefas.

• Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas, para melhor orientar sua equipe.


12. EQUIPE DE APOIO

12.1 São atribuições da equipe de apoio:

• Apoiar as Comissões competentes pela gincana e Orientadores em todos aspectos que cercam a Gincana.

13. LIDERES DE EQUIPES

13.1 São atribuições dos lideres de equipe:

• Mantenham todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, deleguem funções, reúnam-se, discutam estratégias de atuação etc. Na gincana deste ano, a equipe que destacar-se pela organização estará marcando pontos.

• Vocês que estão à frente de sua equipe devem ser os (as) primeiros (as) a conhecer as provas, bem como suas regras. Agora, é arregaçar as mangas, não desanimar diante da primeira dificuldade, não render-se diante do primeiro obstáculo. Vocês são os (as) líderes, têm que ser os (as) mais animados (as) de todos. Avante!


14. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

14.1 Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.

14.2 Respeitar o regulamento desta Gincana

Observação:

Somente os Orientadores e Lideres das equipes terá acesso à Comissão Organizadora, para dirimir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.

15. DAS PENALIDADES

15.1 As equipes poderão perder pontos no caso de:
·         Em caso de indisciplina,agressão física e moral nos dias do fechamento da gincana(23 e 24/09) a equipe perderá 50 pontos e a depender da gravidade, o aluno será suspenso das atividades e retirado da escola ;
·         No que diz respeito a indisciplina durante a II e III unidade perderá  pontos a sala(ou salas) que for considerada mais indisciplinada(conversas paralelas, bagunça,falta de higiene da sala, pratica de bulling com o colega, desrespeito com o professor entre outras)a equipe perderá 75 pontos;
·         O aluno que estiver fora do circuito da gincana (corredores e áreas livres) tumultuando, praticando bulling, provocando brigas, vandalismo entre outros que for considerado contra o regulamento da escola , a equipe perderá , a cada aluno fora do circuito 10 pontos; o discente que persistir fora do circuito da gincana será suspenso sua participação na mesma , advertido por escrito e retirado da escola.
·         Invasão do QG por participante de outra equipe no dia do fechamento da gincana, a equipe do aluno invasor perderá 25 pontos;

• Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma.

• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Jurados).

• Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.

• Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).

• Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem do Colégio ou à boa imagem do evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).

• Não será permitido o uso de roupas transparentes, com barriga de fora, mini-saia, shortinhos curto, decotes muito ousados pelos integrantes das equipes, inclusive durantes as apresentações.

Da aprovação  e da vigência do Regulamento

Este regulamento foi aprovado após reunião com os professores no dia 03 de junho de 2011 e entrará em vigência a partir de 06 de junho do corrente ano e deverá orientar as ações da gincana cultural do Colégio Ân
gelo Jaqueira até 24 de setembro de 2011.

Ipiaú, 30 de maio de 2011.

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião a respeito, iremos gostar, mas lembre-se de ser etico!