terça-feira, 28 de setembro de 2010

Regulamento, tarefas, equipes e padrinhos da gincana cultural 2010

A gincana Cultural do CMAJ neste ano trabalhará os ritimos  musicais da década de 60.Participem!!!

 REGULAMENTO GERAL DA GINCANA DO ÂNGELO 2010
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA do Colégio Municipal Ângelo Jaqueira e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção e coordenação da escola. O mesmo será publicado no blog da escola ( http: cmaj29.blogsport.com
1.2 A Gincana 2010 do Ângelo Jaqueira que tem por tema “Gêneros e estilos musicais dos anos 60” será executada no período de outubro a novembro de 2010.

1.3 A Gincana envolverá os alunos, professores e funcionários dos turnos matutino e vespertino, sendo as equipes formadas por turmas dos respectivos turnos, não havendo, entretanto, nenhum tipo ligação avaliativa e competitiva entre esses turnos.

1.4 Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estará sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.

1.5 O Evento será composto em sua totalidade por : Comissão Organizadora (direção e coordenação), Comissão Julgadora (jurados convidados), Orientadores (professores), Equipe de apoio (funcionários de apoio e secretária), Lideres das equipes e as Equipes competidoras.

1.6 É de responsabilidade da Comissão Organizadora a divulgação deste regulamento junto a Equipe de apoio, Comissão Julgadora e aos Orientadores, que por sua vez deverão divulgá-lo aos lideres da sua equipe e demais integrantes da mesma.

1.7 É de responsabilidade dos Orientadores e Lideres das equipes a ampla divulgação das provas, junto aos integrantes da mesma, bem como acessarem diariamente o blog da escola, pois será um canal de comunicação entre Comissão Organizadora e Equipes, seja para comunicados ou tarefas a serem realizadas.

1.8 Em todas as tarefas que envolverem produção textual será observado o bom uso do registro formal da escrita da Língua Portuguesa.

1.9 Eventuais omissões deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.
2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1 As equipes da gincana serão compostas por estudantes do Ensino Fundamental II, funcionários de apoio e secretária e seus respectivos professores.

2.2 É obrigatória a participação de todos os alunos na Gincana, salvo os casos em que o pai e/ou responsável do aluno, mediante uma justificativa plausível, que estará sujeita a análise e aprovação por parte da Comissão Organizadora, solicitar a não participação do aluno.

2.3 Cada equipe será identificada através de uma cor a ser sorteada na presença dos Orientadores, devendo com isto procurar meios para identificação de seus integrantes mediante a cor da equipe.

2.4 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela confecção de camisas, caso as equipes queiram fazer.

2.5 Os pais e ou responsáveis, bem como demais pessoas da comunidade em geral só poderão participar quando solicitados para a realização de alguma prova.

2.6 Os Orientadores das equipes terão direito a participação de, no maximo, duas provas.

3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA

A gincana procura atender aos seguintes objetivos:

3.1 OBJETIVO GERAL:

Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade.

• Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente.

• Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;

• Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.

• Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito.

• Exercitar o espírito de liderança e motivação.

4. DAS DIMENSÕES E DAS TAREFAS DA GINCANA

A Gincana do Colégio Municipal Ângelo Jaqueira abrange quatro dimensões:

4.1 Aprender a transcender.

4.2 Cuidar da vida do planeta, começando pelo lugar onde vivo: você também é responsável.

4.3 Solidariedade.

4.4 Espírito competitivo.

5. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

A gincana será executada nos dias 18,19 e 20 de novembro de 2010.

6. DA PONTUAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

A Comissão Organizadora da gincana não se contentará com o simples cumprimento das tarefas, mas também avaliará a qualidade e o esforço dispensados para sua realização, com simplicidade, respeito e criatividade. Para que se leve em conta essas condições, em algumas tarefas não serão atribuídos pontos fixos, mas sim um máximo que pode ou não ser atingido, de acordo com a forma que a equipe trabalhou. Assim, cada prova será pontuada da seguinte forma:

Tarefa cumprida: valor a definir por tarefa .

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Pontuação extra para a equipe que se destacar na realização da tarefa.

6.1 Caso a Comissão Julgadora entenda que uma equipe fugiu do objetivo proposto na apresentação de alguma prova, esta equipe será eliminada da mesma.

6.2 As parciais poderão ser divulgadas pela Comissão Organizadora ao final de cada dia.

6.3 Em caso de empate será realizada uma tarefa extra para decidir a equipe campeã.

6.4 Qualquer recurso (reclamação ou sugestão) junto à Comissão Organização só poderá ser encaminhando pelos Orientadores das equipes.

6.5 A proclamação do resultado final será feita no dia do encerramento da gincana, 20 de novembro, após a apuração da pontuação de cada equipe.
7. DA EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS

7.1 Quando algum Orientador, pais ou pessoas da comunidade for o responsável para o cumprimento de uma tarefa (no caso dos dois últimos, somente se a tarefa solicitar), um Orientador da equipe deve confirmar junto à Comissão Organizadora a inscrição dessa(s) pessoa(s) para a respectiva tarefa.

7.2 O acompanhamento da execução das tarefas-surpresa, relâmpago e suplementares, bem como a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará sob responsabilidade da Comissão Organizadora.
8. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

8.1 As Equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior números de pontos, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares.

8.2 Primeiro lugar: a definir com a direção da escola.

8.3 Segundo lugar: a definir com a direção da escola.

8.4 Terceiro lugar: a definir com a direção da escola.

9. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

9.1 Compõem a Comissão Organizadora: Srª. Sanara Meira Ferreira, Srª. Eliene Salles, Srª. Denise Queiroz, Srª. Carine Bizerra.

9.2 São atribuições da Comissão Organizadora:

• Preparar o Regulamento;

• Preparar as tarefas (normais, surpresa, relâmpago, suplementares e especiais) da gincana.

• Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola.

• Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.

• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.

• Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes.

• Sortear assuntos das tarefas que exijam esse tratamento.

• Selecionar a equipe de jurados, que deverá ser formada por seis integrantes.

• Divulgar o resultado final da Gincana.
10. COMISSÃO JULGADORA

Por motivos de segurança os nomes dos integrantes desta comissão só serão divulgados no dia das apresentações das provas.

10.1 São atribuições da Comissão Julgadora:

• Determinar a pontuação a ser retirada da equipe que cometer qualquer infração no regulamento.

• Avaliar toda atividade desenvolvida pelas equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor pré estabelecido para cada atividade.

11. ORIENTADORES

Os orientadores serão os professores dos alunos, divididos por equipes.

11.1 São atribuições dos orientadores:

• Orientar as equipes em qualquer aspecto referente a gincana.

• Desempenhar o papel de mediador entre sua equipe e qualquer uma das comissões da gincana e com o orientador de outra equipe.

• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.

• Estar à disposição da equipe nos horários em que estiver na unidade escolar no período em que se encontrar fora de sala de aula para auxiliá-la no cumprimento das tarefas.

• Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas, para melhor orientar sua equipe.


12. EQUIPE DE APOIO

12.1 São atribuições da equipe de apoio:

• Apoiar as Comissões competentes pela gincana e Orientadores em todos aspectos que cercam a Gincana.

13. LIDERES DE EQUIPES

13.1 São atribuições dos lideres de equipe:

• Mantenham todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, deleguem funções, reúnam-se, discutam estratégias de atuação etc. Na gincana deste ano, a equipe que destacar-se pela organização estará marcando pontos.

• Vocês que estão à frente de sua equipe devem ser os (as) primeiros (as) a conhecer as provas, bem como suas regras. Agora, é arregaçar as mangas, não desanimar diante da primeira dificuldade, não render-se diante do primeiro obstáculo. Vocês são os (as) líderes, têm que ser os (as) mais animados (as) de todos. Avante!


14. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

14.1 Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.

14.2 Respeitar o regulamento desta Gincana

Observação:

Somente os Orientadores e Lideres das equipes terá acesso à Comissão Organizadora, para dirimir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.

15. DAS PENALIDADES

15.1 As equipes poderão perder pontos no caso de:

• Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma.

• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Jurados).

• Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.

• Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).

• Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem do Colégio ou à boa imagem do evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).

• Não será permitido o uso de roupas transparentes, com barriga de fora, mini-saia, shortinhos curto, decotes muito ousados pelos integrantes das equipes, inclusive durantes as apresentações.

Ipiaú, 22 de setembro 2010.

 
GINCANA CULTURAL DO ÂNGELO 2010

TEMA: GÊNEROS E ESTILOS MUSICAIS DOS ANOS 60.

PROVAS PARA A GINCANA

DATA: 18 de novembro 2010 ( quinta-feira ).
TAREFA 01: Grito de guerra

Toda torcida tem o seu grito de guerra. Juntem os compositores e criem um bem legal. Pode ser em ritmo de hip hop, samba, de rap ...etc. Não esqueçam do tema da gincana.

Pontuação: 10 pontos tarefa cumprida.

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

O grito de guerra destaque receberá + 20 pontos.
TAREFA 02: Escolha do mascote da equipe

O Mascote deverá ser caracterizado de acordo com o tema da gincana e o nome da equipe. O mascote deverá ficar caracterizado durante todos os dias da gincana. Durante o desfile (tarefa 05) é peça fundamental, sendo carregado sob o meio de transporte confeccionado na tarefa 03 .

Pontuação: 20 pontos tarefa cumprida.

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

O mascote destaque receberá + 40 pontos.
TAREFA 03: Carro para desfile

Em tempo de preocupação com o meio ambiente, vamos fazer também nossa parte utilizando meios de transportes alternativos.

Este ano, para o desfile de abertura da gincana, cada equipe deverá providenciar um carro de mão e enfeitá-lo a seu critério. Lembrando que este carro será utilizado para o cumprimento da tarefa 05.

Pontuação: 10 pontos tarefa cumprida.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

O carro destaque receberá + 20 pontos
TAREFA 04: Estandarte da equipe

Todo desfile tem seu estandarte. Vocês deverão criar o seu com muita criatividade. Ele deverá ser dentro do tema da gincana e ser usado ao longo de todo o primeiro dia da gincana .

Pontuação: 10 pontos tarefa cumprida

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

O estandarte destaque receberá + 20 pontos
TAREFA 05: Desfile de abertura.

As equipes deverão organizar para o desfile o que foi solicitado nas tarefas 02, 03 e 04. O local do desfile será no trecho entre a III e II Travessa Bahia com a Rua Olavo Gil. Iniciará pontualmente às 8:00 horas observando a ordem de apresentação sorteada, com 48 horas de antecedência. Cuidado com a pontualidade! As equipes deverão estar a postos, pois assim que uma equipe sair da “avenida”, será soado um sinal para que a outra entre.

O veículo da tarefa 03 deverá transportar o mascote da equipe durante todo o percurso do desfile. As equipes deverão providenciar ainda uma faixa com o nome da equipe que deverá ser conduzida à frente da equipe por dois ou três integrantes devidamente caracterizados de acorde com o tema.

Os demais integrantes da equipe, inclusive os padrinhos e madrinhas, também deverão participar do desfile perfeitamente identificado com a cor designada, em sorteio, para a equipe.

Pontuação: 50 pontos tarefa cumprida.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A equipe destaque receberá + 100 pontos.
TAREFA 06: Homenagem aos professores

Todos nós sabemos da importância do professor para nossa vida, devemos nos dedicar diariamente a agradecer pelos ensinamentos que eles nos proporcionam. Mas temos uma data específica para tal que é 15 de outubro. Desta forma, queremos que sua equipe organize uma homenagem de, no máximo, 5 minutos. Usem e abusem da criatividade.

Pontuação: 20 pontos tarefa cumprida.

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A equipe destaque receberá + 40 pontos.

TAREFA 07: Show de beleza

Os padrões de beleza dos anos 60 eram muito diferentes de hoje. Queremos que cada equipe caracterize Roberto Carlos e Wanderléa. Eles foram astros da música da época e apresentadores do programa Jovem Guarda.

Pontuação: 20 pontos tarefa cumprida

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A caracterização destaque receberá + 40 pontos.
TAREFA 08: Retrospectiva.

A nossa gincana também traz muitas informações. Vamos relembrar um pouco os principais acontecimentos do Brasil e do mundo na década de 60, através de um programa de televisão. Desta forma, queremos que sua equipe organize uma retrospectiva, como nos programa de televisão,de no máximo, 5 minutos. Usem e abusem da criatividade.

Favor solicitar com antecedência equipamentos necessários (data-show).

Pontuação: 20 pontos tarefa cumprida.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A representação destaque receberá + 40 pontos
TAREFA 09: A dança dos famosos ( 1ª apresentação )

A dança faz parte da cultura de uma geração. Nos anos 60 foram vários os estilos musicais que influenciaram esta década e, como os nossos professores já mostraram que são bons no requebrado, deverão apresentar com um aluno integrante da equipe, para cada dia de gincana, um estilo de dança diferente.

1º dia: country.

2º dia: iê-iê-iê.

3º dia: twist.

Mas atenção equipes! A dupla de professor e aluno terá que ser a mesma para os três dias de prova.

Pontuação: 30 pontos tarefa cumprida por dia.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

O casal destaque do dia receberá + 60 pontos
OBSERVAÇÃO: Poderá existir tarefa surpresa neste dia.
DATA: 19 de novembro de 2010 ( sexta-feira ).
TAREFA 10: Maquete

Brasília, a capital do Brasil, inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, continua sendo uma das mais belas e modernas cidades do país, servindo como cérebro das mais altas decisões nacionais. Sendo assim, a sua equipe deverá construir uma maquete da Espanada dos Ministérios, usando e abusando da criatividade.

Pontuação: 20 pontos tarefa cumprida.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A maquete destaque receberá + 40 pontos.
TAREFA 11: Nota solidária

Embora nossa escola não esteja engajada na campanha de arrecadação de notas fiscais temos a iniciativa de contribuir com outras instituições. Desta forma, solicitamos que as equipes tragam o maior número de notas fiscais/cupons fiscais válidos do período de setembro a novembro de 2010. Devem ser entregues em grupos de 20.

Pontuação: 10 pontos por cada grupo validado, ou seja, a cada 20 notas/cupons fiscais, a equipe receberá 10 pontos.
TAREFA 12: Saindo do bolo

Se entrarmos no túnel do tempo, lembraremos que a Merilyn Monroe era amante do presidente Kenedy e em um de seus aniversários ela saiu de dentro de um bolo cantando Happy Birthday bem sensual. Agora as equipes devem apresentar a sua Merilyn para repetir a mesma cena.

Pontuação: 20 pontos tarefa cumprida.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A apresentação destaque receberá + 50 pontos.
TAREFA 13: Soletrando

Saber soletrar também é saber se relacionar. Sua equipe deverá indicar um integrante para o concurso Soletrando.

Pontuação: 100 pontos para a equipe campeã do concurso.
TAREFA 14: A dança dos famosos ( 2ª apresentação )

Estilo musical iê-iê-iê.



TAREFA 15: Ex-aluno também faz história.

Trinta e três anos já se passaram desde sua fundação (31/12/77). Muita gente por aqui passou. Vamos relembrar um pouco daqueles que aqui fizeram sua história. Sua equipe deverá trazer um ex-aluno antigo da escola. Atenção! O nome do ex-aluno deverá ser informado a coordenação com 48 horas de antecedência, para que a secretaria possa fazer a consulta nos arquivos da escola para checar nome e ano do ex-aluno.

Pontuação: 10 pontos tarefa cumprida.

100 pontos para o ex-aluno mais antigo.
TAREFA 16: Ditadura Militar

O regime Militar no Brasil, iniciado com o golpe de 31/03/64, resultou no afastamento do então presidente João Goulart, assumindo o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado instituiu uma ditadura que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Desta forma, sua equipe deverá apresentar um integrante perfeitamente caracterizado como um dos personagens abaixo e esse mesmo integrante apresentará a biografia do personagem que esta representando, destacando a sua participação durante a Ditadura Militar. Atenção! A escolha do personagem será por sorteio.

• Magalhães Pinto;

• Adhemar de Barros;

• Carlos Lacerda;

• Marechal Castelo Branco;

• Artur Costa e Silva;

• Emílio Garrastazu Médici;

Pontuação: 10 pontos tarefa cumprida.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A apresentação destaque receberá + 20 pontos.
TAREFA 17: Professores também representam

A sua equipe não é formada apenas por alunos, não é? Depois de uma homenagem vamos fazer nossos professores trabalhar um pouco, fazendo com que se sintam verdadeiros ídolos.

Um dos professores deverá representar, tanto na vestimenta quanto na dramatização, um ídolo cantor da década de 60.

Pontuação: 30 pontos tarefa cumprida.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A representação destaque receberá + 60 pontos
TAREFA 18: Representando.

Os anos 60 serviram para a afirmação de alguns grupos de poetas como Ferreira Gullar que assegurou seu lugar entre os grandes poetas do século 20. Com uma literatura bem interessante, abordou temas diversos. “Quem matou Aparecida? João boa morte”, dentre outros. Sendo assim, sua equipe devera escolher um destes dois poemas de Ferreira Gullar para, apresentar numa encenação teatral.

Pontuação: 20 pontos tarefa cumprida.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A apresentação destaque receberá + 40 pontos.
TAREFA 19: Escolha do gato e gata da gincana

E aí, quem será que leva o título neste ano?

Preparem-se!

Cada equipe deverá apresentar um menino e uma menina para participar de um desfile. Serão observados: a beleza, o desfile, a simpatia e a desenvoltura.

Pontuação: 100 pontos primeiro lugar.

50 pontos segundo lugar.

25 pontos terceiro lugar

OBSERVAÇÃO: Poderá existir tarefa surpresa neste dia.

DATA: 20 de novembro de 2010 ( sábado letivo ).

TAREFA 20: A dança dos famosos ( 3ª apresentação )

Estilo musical twist.
TAREFA 21: Vamos coreografar.

A sua equipe deverá escolher uma das músicas de sucesso do rei Roberto Carlos para apresentar em forma de coreografia.

• Splish Splash.

• Calhambeque.

• É proibido fumar.

• Quero que vá tudo pro inferno.

• Namoradinha de um amigo meu.

• Eu te darei o céu.

Pontuação: 20 pontos tarefa cumprida.

Qualidade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

Criatividade: mínimo 5 e maximo 50 (sempre múltiplos de 5).

A apresentação destaque receberá + 40 pontos.
TAREFA 22: Surpresa.
TAREFA 23: Equipe nota 1000!

Na Gincana do Ângelo 2010, teremos a categoria “equipe nota 1000” . Veja quais serão os critérios para se conseguir os pontos desta tarefa:

I - Ser uma “equipe nota 1000” é...

• Ser organizada: não ficar resolvendo coisas na última hora, mas planejar com antecedência suas ações; dividir as funções dentro do grupo, pra não ficar tudo nas costas de um só; enfim, dá pra notar que é uma equipe organizada, né?

• Ser pontual: quando uma reunião é marcada, seja ela pra toda a equipe, ou apenas para os lideres, a equipe nota 1000 deve estar na hora marcada.

• Ser animada: vibrar, torcer, correr atrás, saber que de animação uma gincana é feita! Sua torcida pula, inventa refrões. Uma equipe animada contagia o colégio.

• Ser fraterna: não se vê brigas numa equipe nota 1000, nem palavrões ou ofensas, reais ou virtuais. Durante toda a gincana e até depois, procura levar a coisa no bom humor e absorver o espírito de união que deve reinar em nossa gincana.

• Ser esportiva: saber ganhar é tão importante quanto saber perder. Uma equipe nota 1000, quando perde, vai em frente e sabe que jogo é assim mesmo... E quando ganha, sabe que o gostinho do sucesso não tem a ver com a tristeza de quem perdeu, por isso sabe comemorar sem ofender a equipe que perdeu.
II – Alguns pontos a serem observados:

• Há episódios desagradáveis que acontecem muito freqüentemente em competições : alguém perde a paciência e xinga o colega, o adversário ou sabe-se lá quem... É claro que isso não fica bem quando se concorre ao título de “equipe nota 1000”.

• Zelar pelas dependências do colégio é tarefa de todos nós. Uma equipe nota 1000 não deixa sujeira pela quadra, não desprende murais, não joga chicletes no piso da quadra... Enfim, cuida da casa que acolhe a todos com tanto carinho!

• A coordenação geral da Gincana, ouvindo os professores e os jurados, decidirá quem merece o título.

• Sempre que o coordenador for ao microfone dar um aviso ou anunciar uma competição, as equipes devem colaborar com o silêncio para que todos escutem.

• O coordenador estará alertando líderes para as coisas que possam não estar bem em sua equipe, também estará incentivando, motivando etc.

• A postura dos seus integrantes em sala. Nada de bagunça, conversas paralelas ou brincadeiras fora de hora e muito menos atrapalhar a aula dos professores. A equipe nota 1000 precisa ser modelo. Por isso mesmo, será observado a postura das turmas durante as aulas dos professores.

Pontuação: 1000 pontos para a equipe destaque.
TAREFA 24: Cuidando da casa.

O Colégio Ângelo Jaqueira procura sempre oferecer um ambiente organizado e limpo para todos os seus alunos. Sendo assim, pedimos que cada equipe mantenha o ambiente da escola, e principalmente da sala de aula organizado e limpo. Nada de lixo no chão, mesa e carteiras desarrumadas. Para o cumprimento desta tarefa, os funcionários de apoio da escola farão, todos os dias, a vistoria das salas, no período de outubro a novembro, para fiscalizar se as mesmas estão limpas e as carteiras arrumadas. As equipes receberam uma pontuação por isto, para cada dia observado, bem como perderão pontos se deixarem de cumprir com a tarefa.

Pontuação: As equipes receberão 10 pontos por dia, caso as turmas da equipe estejam com as salas limpas e organizadas.

As equipes também perderam 10 pontos, por dia, caso alguma turma da equipe deixe de cumprir a tarefa em sua sala.

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