terça-feira, 13 de julho de 2010

Historico do CMAJ

O colégio Municipal Ângelo Jaqueira foi fundado em 13 de novembro de 1986 através do Decreto Municipal n° 1.4475 na gestão do então Prefeito Municipal Hildebrando Nunes Resende.
Criado nos termos dos artigos 1° e 103 da lei estadual 2.463/67 (lei orgânica de ensino do estado da Bahia) e reconhecido em 13 de abril de 1987. Autorizado a funcionar através da portaria coletiva n° 468 e publicado no diário oficial de 20/12/99.
A instituição de ensino surgiu da necessidade de se aumentar a oferta de ensino a população de Ipiau, objetivando criar melhores condições de aprendizagem à população que estava crescendo e,dessa forma,a procura de vagas para estudar era constante.
O colégio foi autorizado a laborar desde o ano de 1985, e tinha a proposta inicial de ter o nome de Colégio Municipal Tancredo Neves, como uma homenagem a participação que o mesmo teve na vida publica do estado e da nação; no entanto o prédio comprado pela prefeitura para funcionamento do colégio foi utilizado durante os anos de 1985 e 1986 como delegacia.Dessa forma, o colégio implantado só começou a funcionar em 1987,provisoriamente na Praça dos cometas n° 72 , local onde funcionara a delegacia ,ministrando o ensino de 5ª a 8ª series , sendo modificado a proposta inicial do nome, para Colégio Municipal Ângelo Jaqueira, escolhido este nome por ser Ângelo Jaqueira uma pessoa influente no município que colaborou junto com outros autores sociais pela emancipação municipal, conseguiu obras publicas para a cidade como construção de estradas, um homem voltado para o labor educacional e para o progresso da cidade. Foi o primeiro tabelião, fundador do cartório de tabelionato Jaqueira promovendo a aquisição de registros civis a crianças em idade escolar para que as mesmas pudessem ingressar na escola.Assim sendo, uma homenagem justa e digna ao homem que muito colaborou para o desenvolvimento da comunidade ipiauense.
Em 1994 ,construído o prédio para ser o lugar definitivo de funcionamento da escola , a mesma começou a realizar seu trabalho nesse local onde permanece ate hoje no endereço Avenida Lauro de Freitas numero 1315.
No ano de 2008, a escola passou por reforma , na qual foi modificada a entrada da instituição , que antes era voltada para a Avenida Lauro de Freitas, e passou desde então para a Rua Olavo Gil, Bairro Emburrado.
Nessa reforma foi realizada uma melhoria do espaço físico e construído alguns espaços que antes não possuía ou era inadequados como: sala de direção, coordenação, professores , sala vídeo e informática. Dessa forma possibilitou um melhor no desempenho das atividades a serem desenvolvidas.Alem disso, a escola tornou-se mais atraente aos alunos por apresentar-se fisicamente mais bem dividida , com alguns recursos que antes não possuía ,bonita e aconchegante .
Desde 1987 ate o momento, o colégio colaborou com a formação de 18.350 alunos.Sua matricula inicial no ano de 1987 foi de 102 alunos e atualmente possui uma matricula de 1302 alunos.
À medida que o colégio foi ampliando seu espaço e melhorando sua qualidade de ensino o numero de alunos matriculados foi aumentando significativamente, comprovando assim, sua credibilidade perante a comunidade ipiauense.
Teve como diretores do estabelecimento:
1987- Maria José Damasceno Santos- professora;
1989-Célia Maria Costa dos Santos- professora;
1992- Josedete Costa Silva de Souza- professora;
1993- Sonia Maria Néri Ferreira- professora;
2001-Soraya Rialli Galvão Santos- professora;
2004-Telma Hohllenweger- professora;
2005- Suzanne Nicolle- professora;

No presente, a direção é de responsabilidade de Denise Queiroz professora com formação em nível superior completo curso de Letras e pós-graduando latu senso em Leitura e produção textual na escola, também salientamos que a mesma se aperfeiçoa para a sua atividade gestora no curso de Formação para Gestores- PROGESTÃO.
Os alunos matriculados são oriundos da sede do município e zona rural. Contamos com a disponibilidade de um transporte escolar de responsabilidade da prefeitura municipal para transportar os alunos da zona rural até a escola.
A instituição de ensino referida atua no nível fundamental de 5ª a 8ª series nos turnos diurno e noturno.E oferece no noturno, alem dos cursos regulares, os cursos de aceleração da aprendizagem para aqueles alunos que estão em defasagem idade /série. A escola é mantida com os recursos da prefeitura municipal e recursos oriundos do PDDE e PDE.
Nos aspectos pedagógicos vem desenvolvendo um trabalho na perspectiva interdisciplinar e interacionista procurando valorizar a cultura local e os conhecimentos prévios dos alunos. Possui atualmente 98% dos professores com formação em nível superior e tem um índice de aprovação de 68,17%.
A escola tem uma preocupação com a qualidade de ensino e por isso vem cada dia buscando sua melhoria em todos os aspectos, muitos desafios e barreiras ainda precisam ser enfrentados e vencidos, mas o compromisso ético ,o respeito a dignidade humana e a cidadania é o principio que norteia o processo de ensino aprendizagem dessa instituição de ensino.

2 comentários:

  1. eu lá da quinta á oitava
    assi;vivy gatinha

    ResponderExcluir
  2. AMO O ANGELO JAQUEIRA QUANDO SAIR DE LAR VOU SENTIR MUITA FALTA..........................QUE PENA LÁ NÂO TEM OPRIMEIRO;SEGUNDO;E TERCEIROANO.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião a respeito, iremos gostar, mas lembre-se de ser etico!