domingo, 18 de julho de 2010

VISÃO E MISSÃO DA ESCOLA

VISÃO DA ESCOLA



Desenvolver o senso crítico, moral, cooperativo, incentivando nossos educandos na construção de uma sociedade igualitária com ênfase na colaboração mútua e solidária.Intensificando as atividades que proporcionem o desenvolvimento das habilidades cognitivas e relações interpessoais, possibilitando um ambiente onde haja franqueza na comunicação e na auto- avaliação.
MISSÃO DA ESCOLA


Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres , capazes de atuar como agentes de transformação na realidade onde esta inserido,garantindo uma base de conhecimento que proporcione ao educando maior conscientização no desenvolvimento do processo educacional,condições de acesso ao mundo do trabalho e continuação em estudos posteriores, bem como uma mudança de comportamento de forma positiva para o mesmo poder agir como agente ativo e transformador da sociedade na qual esta inserido buscando melhores condições de vida para si e sua coletividade, e com seu interesse e desempenho resgatar a excelência da escola pública.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Historico do CMAJ

O colégio Municipal Ângelo Jaqueira foi fundado em 13 de novembro de 1986 através do Decreto Municipal n° 1.4475 na gestão do então Prefeito Municipal Hildebrando Nunes Resende.
Criado nos termos dos artigos 1° e 103 da lei estadual 2.463/67 (lei orgânica de ensino do estado da Bahia) e reconhecido em 13 de abril de 1987. Autorizado a funcionar através da portaria coletiva n° 468 e publicado no diário oficial de 20/12/99.
A instituição de ensino surgiu da necessidade de se aumentar a oferta de ensino a população de Ipiau, objetivando criar melhores condições de aprendizagem à população que estava crescendo e,dessa forma,a procura de vagas para estudar era constante.
O colégio foi autorizado a laborar desde o ano de 1985, e tinha a proposta inicial de ter o nome de Colégio Municipal Tancredo Neves, como uma homenagem a participação que o mesmo teve na vida publica do estado e da nação; no entanto o prédio comprado pela prefeitura para funcionamento do colégio foi utilizado durante os anos de 1985 e 1986 como delegacia.Dessa forma, o colégio implantado só começou a funcionar em 1987,provisoriamente na Praça dos cometas n° 72 , local onde funcionara a delegacia ,ministrando o ensino de 5ª a 8ª series , sendo modificado a proposta inicial do nome, para Colégio Municipal Ângelo Jaqueira, escolhido este nome por ser Ângelo Jaqueira uma pessoa influente no município que colaborou junto com outros autores sociais pela emancipação municipal, conseguiu obras publicas para a cidade como construção de estradas, um homem voltado para o labor educacional e para o progresso da cidade. Foi o primeiro tabelião, fundador do cartório de tabelionato Jaqueira promovendo a aquisição de registros civis a crianças em idade escolar para que as mesmas pudessem ingressar na escola.Assim sendo, uma homenagem justa e digna ao homem que muito colaborou para o desenvolvimento da comunidade ipiauense.
Em 1994 ,construído o prédio para ser o lugar definitivo de funcionamento da escola , a mesma começou a realizar seu trabalho nesse local onde permanece ate hoje no endereço Avenida Lauro de Freitas numero 1315.
No ano de 2008, a escola passou por reforma , na qual foi modificada a entrada da instituição , que antes era voltada para a Avenida Lauro de Freitas, e passou desde então para a Rua Olavo Gil, Bairro Emburrado.
Nessa reforma foi realizada uma melhoria do espaço físico e construído alguns espaços que antes não possuía ou era inadequados como: sala de direção, coordenação, professores , sala vídeo e informática. Dessa forma possibilitou um melhor no desempenho das atividades a serem desenvolvidas.Alem disso, a escola tornou-se mais atraente aos alunos por apresentar-se fisicamente mais bem dividida , com alguns recursos que antes não possuía ,bonita e aconchegante .
Desde 1987 ate o momento, o colégio colaborou com a formação de 18.350 alunos.Sua matricula inicial no ano de 1987 foi de 102 alunos e atualmente possui uma matricula de 1302 alunos.
À medida que o colégio foi ampliando seu espaço e melhorando sua qualidade de ensino o numero de alunos matriculados foi aumentando significativamente, comprovando assim, sua credibilidade perante a comunidade ipiauense.
Teve como diretores do estabelecimento:
1987- Maria José Damasceno Santos- professora;
1989-Célia Maria Costa dos Santos- professora;
1992- Josedete Costa Silva de Souza- professora;
1993- Sonia Maria Néri Ferreira- professora;
2001-Soraya Rialli Galvão Santos- professora;
2004-Telma Hohllenweger- professora;
2005- Suzanne Nicolle- professora;

No presente, a direção é de responsabilidade de Denise Queiroz professora com formação em nível superior completo curso de Letras e pós-graduando latu senso em Leitura e produção textual na escola, também salientamos que a mesma se aperfeiçoa para a sua atividade gestora no curso de Formação para Gestores- PROGESTÃO.
Os alunos matriculados são oriundos da sede do município e zona rural. Contamos com a disponibilidade de um transporte escolar de responsabilidade da prefeitura municipal para transportar os alunos da zona rural até a escola.
A instituição de ensino referida atua no nível fundamental de 5ª a 8ª series nos turnos diurno e noturno.E oferece no noturno, alem dos cursos regulares, os cursos de aceleração da aprendizagem para aqueles alunos que estão em defasagem idade /série. A escola é mantida com os recursos da prefeitura municipal e recursos oriundos do PDDE e PDE.
Nos aspectos pedagógicos vem desenvolvendo um trabalho na perspectiva interdisciplinar e interacionista procurando valorizar a cultura local e os conhecimentos prévios dos alunos. Possui atualmente 98% dos professores com formação em nível superior e tem um índice de aprovação de 68,17%.
A escola tem uma preocupação com a qualidade de ensino e por isso vem cada dia buscando sua melhoria em todos os aspectos, muitos desafios e barreiras ainda precisam ser enfrentados e vencidos, mas o compromisso ético ,o respeito a dignidade humana e a cidadania é o principio que norteia o processo de ensino aprendizagem dessa instituição de ensino.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

projeto de homenagem ao dia das mães

As homenagens teve como programação apresentação de alunos homenangeando as mães, shows musicais e sorteios de brindes.Muito bom.

fotos de projetos realizados pela escola

Projeto de combate a dengue

Trabalho com as turmas do segmento IV

Estamos trabalhando o tema "Democracia e Participação Política" com os alunos dos segmentos IV, turmas A e B. Sendo professor de História acredito que devemos promover aulas com as temáticas atualizadas, destacando sempre os assuntos em que os alunos, principalmente do turno noturno onde a clientela é adulto em sua maioria, despertem interesse pelos temas propostos. Além disso, é importante que o aluno através deste conhecimento prévio possa escolher melhor os seus representantes em escala nacional. Conhecendo as funções de cada um dos representantes e a sua importância no contexto nacional, o aluno passa a entender que é necessário estabelecer critérios de escolha através de pesquisas da trajetória de vida, efetiva preocupação com a comunidade, projetos apresentados que contemplem a população mais carente e, por fim, a trajetória de cidadão honesto e integro em toda sua vida.
Com estes critérios é possível errar menos e, dessa forma, elegermos representantes comprometidos com as causas populares e que venham a prevalecer e fazer leis que ajudam a enquadrar cada vez mais cidadãos no conjunto da cidadania plena.
Paulo Roberto Santos Cerqueira- Profº de História.

A importancia de estudar

 

O Pedro chegou cedo à escola, porque queria ir para a biblioteca estudar para Inglês. Quando chegou à escola encontrou o Mário a andar de skate.
- Oh Mário não queres vir comigo estudar para a biblioteca? Sabes que amanhã temos teste? - disse o Pedro.
- Eu tenho tempo, logo à tarde estudo.
- Está bem, isso é contigo.
O Pedro achou estranho a reacção do Mário…Ele nunca se importava de estudar. Foi para a biblioteca, e encontrou lá os seus amigos.
- Olá Pedro, bom dia. – disse o Artur.
- Olá, bom dia a todos. – respondeu o Pedro.
- Sabem, encontrei lá em baixo o Mário, ele disse que só ia estudar à tarde.
- O Mário, estudar! Vai chover. - disse o Tiago.
Ás 13:35 o Pedro foi dar uma volta de bicicleta, e passou pela casa do Mário e viu que ele estava com os amigos.
- Oh Mário, não te esqueças que amanhã temos teste de Inglês.
- Está bem, a professora que o faça, ela sabe mais do que eu! – disse o Mário.
O Pedro foi para casa acabar de estudar. Pela manhã acordou, tomou o pequeno-almoço, foi lavar os dentes e foi para a escola. As 8:30 tocou e o Pedro foi para a sala fazer o teste de Inglês. A professora começou a distribuir os testes, o Mário só dizia:
- Tá bem tá, não percebo nada.
- Eu bem te avisei, devias de estudar. – disse o Pedro.
Tocou e saíram todos da sala de aula. O Pedro reparou no Mário - estava muito triste.
Na aula seguinte receberam as notas e o Mário quando recebeu a nota não ficou nada contente!.
Ao sair da sala foi ter com o Mário, ele estava sentado no banco a chorar.
- Eu avisei-te, devias de estudar e tu não me deste ouvidos.
- Eu sei que devia estudar. – disse o Mário.
- Então prometes-me que vais estudar?
- Eu prometo.
A partir desse dia o Mário começou a estudar, tornando-se mais interessado nas aulas.
Há males que vêm por bem…

Filipa Batista 7ºA

fotos da diretora Denise, vice diretora Carine e Carmelita

construindo educação de qualidade

O colegio Angelo Jaqueira é considerado pela comunidade como uma das melhores escolas publicas do municipio. Isto é resultado de um trabalho compromissado com a etica e com as diretrizes para uma educação de qualidade.